|  

7 dicas para não errar quando usar o Sousplat

No quesito etiqueta o Sousplat é um item essencial na composição da mesa posta, principalmente para ocasiões formais como casamentos e festas de debutantes. De origem francesa, e como o próprio nome o denota, ele é um acessório que deve ser utilizado abaixo do prato.

Com a borda um pouco maior em relação ao prato raso, seu diâmetro varia de 33 a 35 cm.

E por compor juntamente com a louça e outros itens, é importante considerar sua harmonia com os outros elementos, sem necessariamente deixa-lo apagado.

Separamos sete dicas para você não errar quando for utilizar o seu sousplat, seja em uma ocasião mais formal, como no seu dia-a-dia.

1. Não use como prato

Apesar de sua aparência, por vezes belíssima, ele não deve substituir o uso de pratos, ou seja, nunca sirva refeições ou aperitivos nele. Sua função é ser suporte para o prato, e manter a mesa guarnecida em ocasiões que é entregue o prato montado para os convidados. Lembre-se ele é utilizado sempre para demarcar o lugar de seus convidados, por isso deve permanecer na mesa durante toda a refeição, e retirado no momento que será servida a sobremesa.

2. Ele é o primeiro

Ele deve ser colocado antes de colocar a louça. Lembre-se de coloca-lo a uma distância aproximada de dois dedos acima da borda da mesa para que não encoste no seu convidado. Caso a ocasião seja um buffer, a ordem dos pratos que virão em sequencia são primeiro o prato principal em cima do sousplat, depois colocar o prato de entrada, sobre ele.

Lembre-se, sousplat não é jogo americano, os talheres devem descansar ao lado, nunca em cima.

3. Função protetora

Além de marcar na mesa o local de seu convidado, sua principal função é de proteger a toalha ou a mesa de respingos e para que o prato não deslize no momento da refeição.

4. Harmonia na composição

Na hora de escolher o sousplat que você vai usar, pense na ocasião. Será formal ou informal? Caso seja formal de preferência por brancos de cerâmica, o clássico nunca falha. Se for informal, abuse mais das cores, formas e estampas. Mas em ambos os casos nada impede que você use um pouco da criatividade para fazer combinações.

Na imagem por exemplo, a escolha do sousplat foi pensada no tons dourados predominantes na decoração, deixando a louça branca mais em evidência.

A harmonia em uma mesa posta é imprescindível para criar uma atmosfera organizada, limpa e agradável.

5. Posso usar em cima do jogo americano e da toalha?

Pela etiqueta não utilizamos o sousplat em cima do jogo americano. Ele é mais indicado para ser utilizado protegendo a toalha.

Mas nada impede que você utilize com o jogo americano ou sozinho na mesa, tudo irá depender da ocasião, em geral eventos mais formais exigem o uso da etiqueta, enquanto os informações isso fica mais liberado. Apenas se atenha em manter a harmonia na composição da mesa posta, e você vai arrasar.

6. Fuja dos que escorregam

Utilizamos o sousplat para ser uma proteção e segurança de nosso convidado quando ele está apreciando a refeição. Por isso, observe com cuidado se o modelo que você pretende utilizar é escorregadio.

Isso evitará que seus convidados possam ficar constrangidos devido a algum acidente.

7. Na sobremesa

Já falamos mais acima, mas é uma dica importante, e por isso achamos válido ressaltar.

Conforme a etiqueta, retire o sousplat da mesa antes de receber a sobremesa.